Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024 @

Marca Pessoal: O Antídoto dos Locutores contra a Inteligência Artificial

Avanços da inteligência artificial desafiam locutores a fortalecerem suas marcas pessoais para se diferenciarem e manterem relevância

Publicidade
Em uma era marcada pelo avanço contínuo da tecnologia, especialmente com a inteligência artificial, enfrentamos um cenário onde a voz generativa torna-se cada vez mais sofisticada e capaz de simular características humanas com tanta precisão, a ponto de não conseguirmos diferenciar o que é IA e o que é voz humana. 

Este avanço coloca em discussão a importância do papel do locutor, não apenas como uma fonte de voz, mas como uma personalidade influente.

A voz é, tradicionalmente, a essência do locutor, mas, com a nova capacidade das IA's de replicar timbres e inflexões humanas com tanta perfeição, é necessário repensar o futuro e posicionamento do profissional da voz.

Afinal, como sobreviver nessa nova realidade? O diferencial humano, que a IA não pode replicar, é a autenticidade e personalidade única que cada locutor pode trazer para um público ou audiência.

Desta forma, é necessário desenvolver e cultivar uma marca pessoal, o que automaticamente pode implicar em uma presença mais ativa e estratégica nas plataformas digitais, tornando-se então um influenciador.

As redes sociais e podcasts oferecem espaços e oportunidades para que os locutores interajam com seus ouvintes e construam uma comunidade enquanto fortalecem sua marca pessoal.

Marca pessoal como maior ativo

Ao criar uma identidade distinta e cultivar relações genuínas com o público, o locutor estabelece uma conexão irreplicável. Esta conexão pessoal é a chave para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo em nível superficial, sobrando espaço apenas para os profissionais que se destacam verdadeiramente.

Portanto, enquanto a tecnologia continua o seu caminho natural, o locutor de rádio também precisa adotar uma postura de evolução em relação a sua carreira. O desenvolvimento de habilidades em novas plataformas de mídia e a capacidade de engajar diretamente com o público são essenciais para garantir a relevância e a sustentabilidade da carreira em um ambiente que já está sendo transformado pela inteligência artificial.

Encorajo você, locutor, a considerar esses aspectos e a investir no desenvolvimento de sua marca pessoal. A voz pode ser replicada, mas a essência única de um locutor, sua personalidade e sua capacidade de se conectar de forma autêntica com uma audiência, permanecem como seus atributos intransferíveis e mais valiosos.

Tags: rádio, ia, locução, marca, artístico, tecnologia, avanço, manobras, ações

Compartilhe!

Colunista
Dionatan Boeger CEO & Founder BRLOGIC, plataforma líder em streaming de áudio para emissoras de rádio e web rádios com mais de 3.500 clientes ativos em 80 países. Me acompanhe também no instagram: @dionatan.radio










tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.